Enchei-vos do Espírito - Parte 2

FALANDO ENTRE VÓS COM SALMOS


Luciano Motta

Na primeira parte deste artigo, fizemos uma breve introdução a respeito das palavras de Paulo à igreja de Éfeso (e a nós) sobre não nos embriagarmos com vinho, mas sermos pessoas cheias do Espírito Santo.

O verbo no imperativo — "enchei-vos" (pleroo: "completar, preencher até o máximo") — indica uma ordem: devemos ter o cuidado de não sobrecarregarmos as nossas vidas com a forma de pensar deste mundo, nem nos iludirmos (embriagarmos) com seus atrativos, mas andarmos em sabedoria, sensíveis e obedientes à vontade de Deus, conscientes (sóbrios) de que fomos chamados para iluminarmos o mundo e, com nossas vidas, apontarmos o Caminho, a Verdade e a Vida: Cristo!

A primeira instrução para sermos pessoas cheias do Espírito é: "falando entre vós com salmos". A palavra "falar" (laleo) significa "conversar, anunciar, contar, usar palavras a fim de tornar conhecido ou revelar o próprio pensamento". Vivemos dias em que as redes sociais se tornaram tribunas, onde são propagados discursos de ódio, ideologias, mentiras, desabafos, imbecilidades... Quando a conversa ocorre a nível pessoal, tête-à-tête, a maioria das pessoas se esconde atrás de trivialidades. Até no que é relevante, costuma-se dialogar da forma mais superficial possível, afinal, pra que complicar ou me comprometer?

Qual tem sido o tema das nossas conversas? Jesus disse que "a boca fala do que o coração está cheio" (Mateus 12.34). Ao dizer isso, o Mestre se dirigia aos fariseus, confrontando sua hipocrisia e blasfêmia: "Como podeis falar coisas boas, sendo maus?" (v.34) E nós? Temos sido pessoas que falam o que os outros devem fazer, só que nós mesmos não vivemos o nosso discurso? Temos proferido palavras que julgam e ofendem o próximo? Temos difamado a obra do Espírito Santo em igrejas diferentes da nossa?

Brasileiros têm a triste mania de reclamar de tudo e de todos. Reclamam dos políticos, dos parentes, dos vizinhos, do pastor e da igreja. Reclamam da economia, da corrupção, da cultura do "jeitinho" e daqueles que sempre querem "se dar bem". Mas há pouca ou nenhuma ação prática para mudar o que está, de fato, errado. O que se vê são mais brasileiros aderindo ao que passaram a vida toda reclamando, só que agora fazendo as mesmas coisas.

Conversas triviais são, como o próprio nome diz, comuns, ordinárias, medíocres. Para sermos cheios do Espírito, precisamos mudar o tema e o conteúdo do que conversamos. Mas se a boca fala do que está cheio o coração — e se estamos cheios, por exemplo, de pré-julgamentos e murmurações, de cinismo, orgulho e vaidade, de apego a bens e dinheiro, de futilidades —, então seremos incapazes de romper com o que é banal e tratarmos de assuntos mais elevados, mais compatíveis com o estilo de vida de um discípulo de Cristo. O conteúdo do que falamos sempre revela o que cremos, o que investimos tempo e atenção, o que realmente somos por dentro.

A chave nesta exortação é falar "COM SALMOS". Queremos ser cheios do Espírito? Então os salmos devem fazer parte de nossas conversas. Como? Conhecendo, meditando, aplicando a mensagem dos salmos (e, por extensão, de toda a Bíblia) ao coração, até que se torne inseparável da nossa vida, em quaisquer circunstâncias. Para o apóstolo Paulo, deve ser uma norma para a saúde da igreja, como reforça em outra epístola: "A palavra de Cristo habite ricamente em vós, em toda a sabedoria; ensinai e aconselhai uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração" (Colossenses 3.16).

No ápice de sua agonia na cruz, Jesus bradou em alta voz o Salmo 22.1: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27.46). Quem faria menção a um salmo num momento tão terrível como esse? Somente se as palavras do salmo estiverem talhadas no coração e fizerem parte da própria existência — nesse caso, é um salmo profético, que faz várias referências à crucificação de Cristo. Em outra ocasião, quando Jesus virou as mesas dos cambistas e os expulsou do templo, os discípulos se lembraram do Salmo 69.9: "O zelo pela tua casa me consumirá" (João 2.17). Em um momento tão tenso, um salmo veio à memória daqueles homens: eles estavam vendo as Escrituras se cumprirem bem na frente deles. Poderia enumerar muitas passagens semelhantes no Novo Testamento (dos Evangelhos ao Apocalipse) em que homens e mulheres de Deus aplicaram às suas vidas os salmos, a Lei e os profetas. É frequente a expressão "como está escrito" nas Escrituras, usada nos mais diversos contextos. Aliás, durante a tentação no deserto, Jesus respondeu a satanás exatamente assim, demonstrando que o fundamento de nossas vidas é a Palavra de Deus.

Os salmos ressaltam como é bom meditar na Lei do Senhor e aplicá-la ao coração; como é ter uma vida totalmente centrada em Deus e, por isso mesmo, cheia de entusiasmo e louvor. Os salmistas reconhecem sua fragilidade e sua dependência do Pai. Eles contemplam a beleza de Deus e, ao mesmo tempo, clamam pela Sua Justiça para corrigir a injustiça; transformam em poesia todas as Suas obras no passado, no presente e no futuro. Sim, os salmos são fontes permanentes de inspiração, fornecem vocabulário e conteúdo para cada ocasião, como afirma Philip Yancey:

O livro dos Salmos, situado exatamente no meio de nossa Bíblia, proporciona um registro abrangente da vida com Deus por meio de relatos individualizados a respeito do funcionamento da vida espiritual. Não me aproximo dos salmos em primeiro lugar como aluno em busca de mais conhecimento, mas como um co-peregrino em busca de relacionamento. O primeiro e maior mandamento é amar a Deus como todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento. Como nenhum outro livro da Bíblia, Salmos mostra como é o relacionamento com Deus de alguém de coração apaixonado, de alma faminta e de mente não dividida (YANCEY, A Bíblia que Jesus lia, Ed. Vida, p.111).

Em momentos de crise, tensão e angústia, falamos entre nós com salmos — podemos auxiliar e fortalecer irmãos e amigos, colegas de trabalho e desconhecidos, com a confiança que os salmos trazem. Em momentos de alegria e paz, falamos entre nós com salmos — anunciamos as maravilhas de Deus como os salmistas faziam. Tudo isso coopera para nos mantermos continuamente cheios do Espírito.

Mas há outras ações. Veremos em breve...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

7 dimensões de uma igreja profética

As Pedras Queimadas