Natal: superando impossibilidades

Luciano Motta

O Natal é um tempo em que superamos impossibilidades.

Famílias inteiras se reúnem neste dia. Não importa se o motivo é a comida ou a bebida, ou se a reunião só é possível por causa do patriarca ou da matriarca já de idade avançada. A impossibilidade do encontro em família é vencida, ainda que por um breve momento.

Amigos trocam presentes. É notório que a data se tornou mero comércio, as lojas estão cheias, há um corre-corre para gastar e consumir. Entretanto, a atitude de comprar um presente para alguém derruba a impossibilidade de pensar no outro antes de pensar em si mesmo.

Anônimos se mobilizam nesta época do ano para ajudarem pessoas menos favorecidas, repartindo um pouco do que receberam. Gestos assim provam que ainda podemos ultrapassar a impossibilidade de sermos solidários em tempos marcados por forte individualismo.

Há muitos anos, um profeta anunciou: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e resplandeceu a luz sobre os que habitavam na terra da sombra da morte... Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9.2,6). Séculos depois, a profecia se cumpriu: “A virgem engravidará e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, que significa: Deus conosco” (Mateus 1.23). De forma miraculosa, e até incompreensível, nasceu o Redentor, o Salvador do mundo: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, pleno de graça e de verdade; e vimos a sua glória” (João 1.14). Por meio de Jesus Cristo, a impossibilidade de reconciliação com Deus foi definitivamente desfeita, e hoje, ao Seu lado, podemos desfrutar de uma vida extraordinária!

Que o Natal abra espaço em nossas rotinas e eleve nossos pensamentos a virtudes quase impossíveis – e tão fundamentais – nestes dias conturbados, como a fé, a esperança e o amor. Muito acima de questões familiares ou amizades, de comida ou bebida, de presentes ou doações, que este seja um tempo para entregarmos todo nosso coração Àquele que veio ao mundo e deu Sua própria vida – por você e por mim – e descobrirmos Nele que “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9.23).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

7 dimensões de uma igreja profética

As Pedras Queimadas