"Nós somos uma casa de oração"

ESCOLA DE ORAÇÃO BETÂNIA 2014
Síntese da palavra de quinta-feira, 04/12 - Michael Duque Estrada

O que mudou a minha vida foi a oração. Gastar a vida no lugar secreto muda pessoas. Encontrar Deus no lugar de oração muda tudo. Convido você hoje a entrar nisso que o Espírito Santo está fazendo e nos dando o privilégio de participar.

“A minha casa será chamada casa de oração” – A igreja é uma casa de oração. Não podemos colocar a primeira coisa em segundo lugar. Nós somos uma casa de oração. A igreja é construída, edificada pela oração, ela pastoreia pela oração. Essa é nossa identidade.

O que é oração? Parece simples. Mas em nossa cultura, oração abre várias definições, como: petição pessoal (“Deus, abra uma porta de emprego para mim!”) ou batalha espiritual (fazer guerra contra principados e potestades).Casa de oração, em Isaías, significa “Casa de encontro” ou “Casa de salmos”. Existe intercessão, petição pessoal, mas a igreja é uma casa de encontro com a glória de Deus. Ele está convidando Seu povo a construir um lugar de devoção regular e contínua.

Os mercadores estavam vendendo os animais para sacrifício a preços abusivos, que impediam as pessoas de oferecem sacrifício. Deus está removendo ritos errados, tudo aquilo que está impedindo o entendimento correto de quem Ele é, para que o povo Dele consiga se encontrar com Ele.

Em toda a terra vai se levantar incenso ao Senhor. Há 10 anos existiam 400 ministérios focados em oração dia e noite. Hoje existem 15 mil, em todo tipo de nação que se possa imaginar. Poderíamos falar de muitos lugares, como a Indonésia, o Egito, lugares fechados pelo Islamismo. Isso está acontecendo no mundo todo.

Não existia missões no meio protestante, apenas os católicos. Lutero e Calvino não mexeram com missões. Estamos aqui por causa do movimento missionário que nasceu das reuniões de oração dos morávios, que oraram por mais de 100 anos sem parar.

Sempre que Deus quer realizar algo na terra, Ele ajunta pessoas no “Conselho do Senhor”. Há desejo, alegria na oração. Pessoas estão orando dia e noite em toda a terra. A igreja está chamando Jesus para casar. A igreja está orando para que o Evangelho do Reino seja pregado em toda a terra.

Deus está nos chamando para amá-Lo, não para nos usar em Seu trabalho. Ele não quer nosso desempenho, Ele quer o nosso coração. É claro que tem trabalho, serviço, evangelismo, mas o que Deus quer é você e eu. Todo tipo de trabalho deve surgir de um pulsar de oração, de uma cultura de oração, enxergando o mundo pela ótica do coração de Deus.

Existem 3 pessoas na Bíblia que são paradigmas para o movimento de oração. Homens e mulheres de uma só coisa: Davi, Paulo e Maria de Betânia.

DAVI → Salmo 27.4: “uma coisa peço ao Senhor: contemplar a beleza do Senhor e estudá-Lo no Seu templo”. Um rei, cheio de atividades administrativas, cheio de coisas para resolver, que decidiu ter apenas uma coisa para viver. Estamos cheios de coisas, mas a Bíblia fala para buscarmos primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça. Com esse foco, seremos melhores pais, melhores pastores, melhores pessoas. Davi instituiu e sustentou cantores e músicos para ministrarem ao Senhor dia e noite. Davi construiu uma réplica do que está acontecendo em Apocalipse 8. De alguma forma ele teve uma visão do céu – ele viu um templo, que não existia em sua época. Davi teve visões do que estava acontecendo no céu e, por isso, construiu um lugar onde as orações nunca paravam.

Onde estão os homens e mulheres que tem o coração de Davi? Um homem segundo o coração (as emoções) de Deus. Davi gastou a vida estudando quem Deus é, o que Ele sente. A beleza de Deus tem a ver com quem Ele é. Isso tornou Davi obcecado por Deus.

O Pai (Aba) nos ama incondicionalmente. O entendimento errado de quem Deus é nos afasta do lugar de oração.

Apocalipse 4 – Davi viu isso: quatro seres viventes. Eles apenas dizem: “Santo!” Adoração é resposta de quem Deus é. Pensar em “santo” não é apenas algo que é separado da maldade ou do pecado – Deus é fora do comum! Ele é Santo! Tudo aquilo que nos fascina nos faz perder tempo sem percebermos que o tempo está passando. Não sentimos cansaço. Davi viu um Deus cheio de beleza e fascínio.

Salmo 132.1-5 – Davi fez um voto: até que eu encontre um lugar para o Senhor. O estilo de vida de Davi iria mudar até que ele construísse um lugar na terra para Deus morar. É impossível fazer esse voto sem conhecer quem Ele é, sem gastar tempo para uma só coisa: quem Deus é.

PAULO → Era o melhor dos melhores, discípulo de Gamaliel, tinha do que se orgulhar. Escreveu a maior parte do Novo Testamento.

Filipenses 3.7-14 – Paulo estava no final de carreira, já havia discipulado Timóteo e Tito. Mas ele disse: o que para mim era ganho, considero como perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus. Ele disse: “uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Que você seja tomado por uma paixão suprema de conhecer Deus!

MARIA DE BETÂNIA → Betânia significa “casa de figos”, uma figura do movimento de oração nesses dias, um lugar de descanso.

João 12.1-8 – estavam ali Marta (que servia), Lázaro (o milagre), Judas (o que tinha outras intenções), aqueles que foram não só por causa de Jesus, mas para ver Lázaro (o milagre). Mas ali também estava Maria – ela derramou um perfume caríssimo, talvez todas as economias de sua família, aos pés de Jesus. Ela marcou a memória de Jesus (Marcos 14.9).

Aqueles que se posicionarem em devoção radical serão criticados: “Não precisa orar tanto!” ou “Pra que 24 horas de oração?” Achamos digno ter lugares abertos 24 horas porque queremos ter nossas necessidades supridas a qualquer hora. Deus é muito mais digno de ser adorado 24 horas.

Como você quer ser lembrado? Você não pode mais pensar que tem ainda 10 anos pela frente para só então ser radical para Ele. Deus está levantando hoje pessoas de “uma coisa”.

Toda extrema devoção começa com uma simples devoção – Lucas 10.38-42

Marta estava atarefada (ministério) com muitas coisas. Ela estava atarefada com o ministério de servir Jesus, ansiosa (turbazzo = mente tumultuada). Há realmente muito trabalho a ser feito, mas “apenas uma coisa é necessária!” Maria escolheu a boa parte (agathos = algo bom que produz boas obras).

É possível separar 15 minutos por dia para orar e ler as Escrituras? Sim, isso é uma simples devoção. Maria estava ouvindo a palavra (logos). Aceite o convite do Senhor de se tornar uma pessoa de uma coisa a partir desta simples devoção, de se sentar por 15 minutos e ouvir o que Ele pensa sobre você, de encontrá-Lo quando cantar a Sua palavra.

Podemos ser pessoas de uma só coisa, pois Deus tem uma só coisa em mente: somos Seus filhos favoritos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

Atraídos para Deus

As Pedras Queimadas