Mensagens - Escola de Oração Betânia

Seguem abaixo as sínteses das mensagens de Michael Duque Estrada, Victor Vieira e Kirk Bennett durante a Escola de Oração Betânia em São Gonçalo que aconteceu na semana passada, de 04 a 07 de dezembro de 2013. Além da leitura, é fundamental que você medite em cada mensagem e citação bíblica e que aplique essas palavras em sua vida de oração individual. É tempo da Igreja se mobilizar em oração na cidade. Que venha o Teu Reino, Senhor!




QUARTA, 4/12 – Michael Duque Estrada

Cenário atual: Deus está levantando um movimento global de oração 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele está fazendo isso no Brasil também. É um tipo de oração que vai puxar o Reino de Deus para a terra.

Você sabia que Ele quer casar? Mas não pode ainda. Jesus precisa de uma noiva madura. Enquanto gastamos tempo na presença de Deus, derramando incenso, mais parecidos seremos Dele.

Há uma reunião abandonada em nossas igrejas: a reunião de oração. Talvez por isso seja tão baixa a presença do Espírito entre nós. Está na hora de abandonarmos reuniões de bênção e entrarmos em reuniões de sacrifício.

São Gonçalo é uma cidade propícia para o agir de Deus. Nada acontece por aqui. Ele fez isso antes em lugares onde não havia nada, quando pessoas gastaram suas vidas em oração e intercessão. É preciso que se levante uma geração queimando por Ele.

Gênesis 2 – cultive e guarde o jardim. Cultivo = cultura do céu. Essa cultura é estabelecida com comunhão (koinonia) = o que é meu é seu, e vice-versa. Quando Deus quer fazer algo na terra Ele procura alguém para contar. Amós 3.7 = Ele vai revelar Seus segredos aos Seus profetas. Segredos são contados para amigos íntimos.

Conselho do Senhor = sala de reunião. Quem sentou na sala de reunião de Deus para definir junto com Ele o futuro do nosso país?

Salmo 91 = aquele que habita no lugar secreto encontra descanso.

O lugar secreto não é apenas entrar no quarto. É um lugar de intimidade com Deus, focada e única. Pense quando você está a sós com sua esposa = nem sempre esse lugar é íntimo, porque levou os problemas dos outros para ali. São coisas de fora do quarto. O lugar secreto é um lugar só para dois.

No tabernáculo havia o átrio, o lugar santo e o Santo dos santos. Onde Deus está agora?  Ele habita em nosso espírito. Primeiro entramos no quarto, depois oramos ao Pai pelo espírito, então alcançamos o lugar secreto.

João foi arrebatado no espírito, então ele viu onde estava Deus. O trono de Deus está no nosso espírito, porque Ele está governando nosso espírito. Mas o trono também está acima de nós, na Nova Jerusalém. Deus está dentro de nós, e está acima de nós.

Mas há uma porta aberta. Depois que Jesus veio e rasgou o véu, os céus não estão mais fechados. O que tem que abrir é a terra. A casa de Deus é a porta dos céus.

Quando entro em profunda comunhão com a parte mais silenciosa do meu coração, onde a voz de Deus sussurra baixinho e testifica que meu espírito é Dele, então começo a ministrar não mais da terra para o céu, mas do céu para a terra. Estamos assentados com Cristo na regiões celestiais. E dali, começamos a limpar os céus da cidade. Isso é um alto nível de intercessão, que começa entrando no lugar secreto.

O que significa entrar no quarto? É a nossa vida de DISCIPLINA. Não combina com “ser brasileiro”, mas tem tudo a ver com a cultura do Reino. Disciplina não é legalismo. Deus não se opõe ao esforço, mas ao auto-merecimento. Disciplina é fazer tudo o que você pode para receber graça e poder para fazer o que não pode.

Disciplina não é escravidão, é liberdade. O ginasta é disciplinado e treina muitas e muitas vezes para executar um movimento de poucos segundos. À primeira vista parece ser fácil, mas requer grande habilidade, esforço, disciplina.

Precisamos ser práticos:

1- A disciplina não vai acontecer da noite para o dia. 1 Tim 4.7 = exercita-te na piedade. Isso é o mesmo que treinar pequenos percursos para que depois corra grandes distâncias. Ser como Jesus requer treinar um pouco a cada dia para alcançar mais à frente esse grande objetivo. Separe diariamente 15 minutos por dia para orar e deixe essa fome expandir.

2- Muitas pessoas param de orar por causa de condenação. Quantos prometem que vão orar todos os dias, não conseguem, ficam condenados e depois nunca mais voltam a orar? Hb 10.19 = entre com confiança diante do trono da graça.

3- Outra coisa que nos atrapalha é a comparação espiritual. As experiências dos outros, que demoraram anos e anos para acontecerem, queremos que sejam conosco imediatamente. O que Deus tem para você, é para você. Busque a sua experiência.

4- Preocupações também nos afastam da vida de oração. Mat 6.25 = não fiquem preocupados com o que comer, beber e vestir. Preocupação é se ocupar antes do tempo na mente. As igrejas são movidas por programações, agenda lotada, e as pessoas e os líderes não têm tempo para orar. Alma agitada, cabeça de coisas, e Deus está falando, mas não ouvimos. Como ondas de rádio, é preciso uma antena e um receptor. Falta uma mão leve para sintonizar a frequência.

Jesus só fazia o que via o Pai fazer, o que ouvia Dele. Essa era a agenda Dele. As preocupações do seu ministério não o impediam de ministrar ao Senhor, de orar e ter comunhão com o Pai. Às vezes Jesus ia em um lugar e só curava uma pessoa. Em outros dias, Ele curava multidões. Ele via exatamente o que o Pai estava fazendo.

No lugar secreto, a alma grita: quero um suco! O boleto grita: paga!

“Não tenho tempo” – Não! Você não tem a oração como prioridade. Com o que você gasta tempo, dinheiro e esforço? Isso é você. Talvez estejamos servindo a Mamon e o que ele pode nos dar, e por isso a alma está agitada. O materialismo nos afasta do lugar secreto. A alma está pesada, querendo coisas. Não precisamos ganhar mais dinheiro, mas desejar menos.

Idolatria = colocar confiança naquilo que pode me dar salvação. Tentamos preencher nosso vazio, que é do tamanho de Deus, com coisas, comida.

Deus está nos chamando para ficarmos fascinados por Ele. O que nos fascina nos consome. Seres ficam ao redor Dele o tempo todo dizendo: Santo! Belo! Fora do comum! Se a sua vida de oração é chata, é porque ainda não viu a beleza de Deus.

5- A quem oramos? Ao Pai = Ele não nos vê como hipócrita ou rebelde, mas como filhos imaturos. Nossa espiritualidade não é um currículo para Deus. Ele ama estar conosco. João 17.26 = o amor de Deus pelo Filho é o mesmo amor por nós!

Mude a linguagem. Ele é nosso Pai. Ele está próximo. Estamos em casa.

6- Precisamos de hora e lugar para orar. E tenha um “plano B”: outro horário, um escape para os imprevistos. Isso não pode ser legalismo ou religiosidade, porque queremos conhecer Deus. Marcamos hora e lugar com pessoas quando queremos um encontro com elas.

7- O que dizer no tempo de oração? Quando não conhecemos alguém, não temos muito o que dizer. Mas vamos conhecer Deus à medida que cumprimos nossos encontros com Ele. É importante ter em mãos uma “lista de oração” – todos oramos pedindo intimidade com Deus, santidade ou caráter, sabedoria, poder e unção, oramos por alguém, intercedemos. É importante junto desses itens orarmos a Palavra e, assim, termos uma linguagem alinhada às Escrituras.

A lista nos ajuda naqueles dias em que estamos cansados, desgastados, preocupados. Dias em que não teríamos nada para dizer.

8- Façam grupos de oração. Combinem horários durante a semana para orarem individualmente. Liguem um para o outro para se encorajarem a cumprirem o combinado.  Tentem se encontrar uma vez por semana para orarem juntos.

Para termos uma casa de oração 24/7 na cidade é preciso desenvolvermos isso: uma vida de oração individual.

 

QUINTA, 5/12 – Kirk Bennett

O livro de Daniel é sobre um profeta que foi vítima de tráfico de seres humanos, levado como adolescente para outra nação, forçado a aprender a língua e a educação, pressionado a perder sua própria identidade. Sua vida foi ameaçada e vez após vez Deus o livrou. Ele é um poderoso testemunho. Ele era um intercessor. Deus quando estava falando com Ezequiel menciona Daniel no contexto da oração intercessória que fazia. Daniel tinha unção e devoção pelo lugar da oração. Quero falar sobre a devoção de Daniel e como isso movia o coração de Deus.

Por que orar? Ele já sabe tudo o que vamos falar. Por que precisamos entrar no lugar de oração? Há uma razão nas Escrituras, bem simples e empolgante. Já me peguei tentando fazer coisas para Deus e não conseguindo realizar.

Antes do capitulo 9, Daniel estava lendo o livro de Jeremias. Ele orava as profecias, não apenas proclamando. Daniel orava as profecias. Ele encontra uma data nos livro profético: 70 anos. Então, Daniel confere no seu calendário e vê que já haviam se cumprido. Mas em vez de anunciar isso, ele vai orar. Ele diz a Deus que já haviam se passado os 70 anos, ele ora e intercede, se arrepende pelos pecados do povo.

Naquele momento, provavelmente Daniel já estava com uns 84 anos. Mas ele lê a profecia e percebe que essa era a hora: só Deus pode nos libertar. Então ele começa a orar. Essa é a oração de Daniel 9, uma das mais poderosas do Antigo Testamento. Em Daniel 9.23 lemos que um anjo apareceu e anuncia que a resposta já vinha, porque ele era muito amado – Deus amava Daniel!

Oração move os anjos! Quando começou a orar, uma ordem foi liberada e o anjo veio a Daniel. Muito do que estamos sendo treinados em nossas igrejas é para mover algo na terra. Mas creio que podemos mover o céu.

Daniel 10 – ele estava em um jejum de 21 dias. Em um jejum comprido, nenhuma glória aparece nos primeiros dias. De repente, a reunião de oração de Daniel fica boa de novo. Outra vez o anjo traz as afeições de Deus sobre Daniel antes de dizer a palavra direcionada a ele. “Você é muito amado!”

v.12 = o anjo foi enviado no primeiro dia de jejum de Daniel e demorou 21 dias até encontrar Daniel. Ele não sentia nada, não via a grande guerra no céu, os anjos batalhando para entregar uma mensagem a ele.

Deus está levantando oração intercessória em toda a terra. Nós dançamos, choramos, mas nos sentimos fracos. Parece que nada está acontecendo. Mas nós estamos vivendo um tempo único em toda a história da humanidade: nunca houve em todas as nações da terra oração intercessória. Nos dias dos morávios, pela oração intercessória, alcançaram 27 nações. Apesar de hoje podermos ver Deus agindo em toda a terra, ainda nos sentimos fracos, parece que nada está acontecendo. Mas algo está se passando no céu. Anjos estão se movendo.

Atos 2 = derramar do Espírito. Mas esse derramar foi precedido por oração dia e noite.

Nunca houve avivamento sem oração intercessória. Em Lucas 18.7 Jesus diz: Não ouvirá Deus os seus eleitos em oração dia e noite? É uma oração contínua. Quanto tempo vai demorar? Até que Ele venha. Se tivermos pessoas dedicadas à oração dia e noite, há uma certeza de que Ele virá. Simplesmente não pare!

Por que precisamos disso? Porque temos movido só a terra. Está na hora de mover os céus, mudar a atmosfera das cidades. Está na hora da Luz romper nas cidades.

Atos 10 = Cornélio. A primeira casa de oração não judia na Bíblia, mas italiana. Ele era devoto, tinha o temor de Deus, dava esmolas ao povo. Diz também que um dia Cornélio estava jejuando. Isso demonstra uma prática de devoção a Deus – orar, dar, jejuar – segundo o sermão do monte, fazendo estas 3 coisas em secreto. Isso envolve sua família, porque diz a Bíblia que Cornélio envolvia toda sua casa, seus servos, nessa prática.

v.3 = Cornélio teve uma visão. Um anjo disse o seu nome. Será que estamos ouvindo a voz de Deus chamando nossos nomes?

v.4 = “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus”. A devoção de Cornélio moveu o anjo! Ele nem tinha o Espírito Santo, Pedro chegou depois para orar e ele ser batizado com o E.S. Cornélio fazia orações “nada ungidas” e mesmo assim moveu um anjo! Uma devoção simples diante de Deus, e um anjo veio.

Atos 12 = Pedro está na prisão por causa de Herodes bem na época da Páscoa.

v.5 = a igreja orava intensamente a Deus por Pedro.

v.7 = de repente, apareceu um anjo a Pedro para tirá-lo da prisão! A oração intensa e constante da igreja move um anjo. Quando está livre, a primeira coisa que Pedro faz é correr para a reunião de oração. Orações sem fé movem anjos, porque Pedro apareceu e os crentes não acreditaram de primeira!

Você acredita na oração? – Quando Deus nos pergunta algo, não é porque Ele não saiba a resposta. Nós é que não sabemos a resposta!

Mateus 9 = rogai ao senhor da seara que envie ceifeiros – é um texto usado para enviar missionários ao campo e também para gerar culpa naqueles que não vão ao campo. Mas o que esse verso manda fazer? Ore! O verso não manda ir a lugar algum. Por que a igreja está sempre indo, quando é para todos orarem?

Mateus 13 = A parábola do joio e do trigo. Os discípulos não entenderam. Jesus explica: o fazendeiro é Deus, as sementes são os filhos do Reino, o joio são os filhos das trevas, a colheita é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. Estamos tentando fazer uma colheita sem os anjos se moverem porque não acreditamos na oração. Deus está prestes a ceifar a terra. Nosso papel é orar. Sem unção, sem crer, apenas orar. Ele vai mover os anjos, e a colheita vai acontecer.

Milhares estão sendo salvos no Oriente Médio. Sem missionários. Deus está se revelando a essas pessoas por meio de sonhos. Eles estão indo às igrejas, pedindo: será que vocês podem me ensinar sobre Jesus? Sonhei com Ele na noite passada, e Ele me pediu para vir aqui. Muçulmanos estão vendo Jesus e os crentes não. Isso é chamado de “Avivamento silencioso”. Três milhões de iranianos encontraram Jesus sem ninguém ir lá pregar. Mas antes disso, décadas antes, muitos grupos de oração olharam o mapa do mundo e buscaram a região onde menos se conhecia o Evangelho. Descobriram a região hoje chamada “janela 10/40”. Agora Deus está enviando anjos, mensageiros, a essas pessoas porque a oração move os anjos.

Eu quero reuniões de oração ungidas, cheias de fé. O que uma reunião assim pode fazer se anjos se movem sem estas coisas? Uma geração está sendo destruída agora mesmo. Deus quer uma igreja que ora, que guerreia em oração até que Ele se mova.

Creio que pessoas podem receber dos céus um espírito de oração. Pessoas que não podem resistir parar de orar. Não conseguem viver a vida da mesma forma, desesperadas para ver Deus se mover. Pessoas que não vão soltar as vestes de Jesus até que Ele se volte a elas.

Creio também um espírito de poder de Deus. As orações dessas pessoas são como uma mulher com dores de parto. Você quer ser agarrado por Deus? É suficiente para você um reunião de domingo? Deus está levantando essa geração, agarrando essa geração, acordando pessoas no meio da noite para orarem por horas! Deus vai responder àqueles que clamam dia e noite. Você vai mover o céu, orando as coisas que Deus quer!

 

SEXTA, 6/12 – Victor Vieira

Existem 3 tipos de oração: petição, intercessão e contemplação. Os dois primeiros não são duradouros. Interceder tira a força do homem interior. Quem só intercede por muitos anos torna-se uma pessoa carrancuda, com uma vida difícil.

Oração é basicamente se conectar com Deus, ter um encontro com Ele. Isso é sustentável. Encontros regulares com Deus fazem com que a nossa vida de oração seja sustentável. A tarefa mais importante da Igreja é encontrar-se com Jesus. Toda obra e serviço a ser realizada tem como fonte de energia o lugar do encontro com Deus.

Muitos ministérios se perderam, tornaram-se artistas, empresas, porque deixaram que essas atividades fossem sua missão, seu trabalho principal, seu coração. Quando as prioridades são mantidas, então é possível uma obra sustentável.

Teologia do lugar secreto – ferramentas para aplicar em sua vida para que o seu tempo a sós com Deus seja duradouro, contínuo, sustentável.

Muitos não conseguem conectar alegria com oração. Orar é enfadonho, difícil.  Todos estamos em uma jornada de crescer espiritualmente e conhecer mais Deus. Mas isso é difícil, especialmente sem ter uma ideia do que fazer no lugar secreto. Para isso há a teologia do lugar secreto.

A caminhada com Deus precisa de um fator combustível, uma centelha que inicia tudo. Eu achava que era me arrepender, não deixar pecados para trás. Mas o que pode ser esse combustível na minha vida? Fomos feitos para amar Deus. É simples, mas é uma verdade poderosa. No final, nada ficará, não importará o tanto que for feito, mas o tamanho de nossa paixão por Jesus, isso permanecerá. Os olhos de Jesus são como chamas de fogo – quando essas chamas passarem por nossa vida, tudo o que for madeira, feno ou palha será perdido. O que for precioso será refinado, aperfeiçoado, irá durar por toda a eternidade.

Eu quero investir no que vai durar para sempre, aprimorado, santificado.

1 Crônicas 13.13 – história de Obede-Edom. Ele morava no caminho de Jerusalém. O rei Davi estava trabalhando para levar de volta a arca para Jerusalém. Em vez de levarem a arca nos ombros, levaram-na em um carro de bois. Uzá morreu ao tocar na arca por causa desse erro. Davi deixou a arca por 3 meses na casa de Obede-Edom. Certamente ele deixou a arca em um lugar apropriado – era a representação da presença de Deus! – e olhava os detalhes da arca a cada dia, durante todos os dias que ela permaneceu em sua casa.

A Bíblia diz que tudo na casa de Obede-Edom ficou melhor. Depois dos 3 meses, Davi retorna, desta vez sabendo a maneira correta de conduzir a arca de volta a Jerusalém. Obede-Edom decidiu vender sua propriedade e se mudar para Jerusalém.

1 Crônicas 16.38 – toda a casa de Obede-Edom se tornou porteiros do Tabernáculo de Davi. A experiência de estar com a arca transformou a vida dele. Davi escreveu um salmo sobre isso: é melhor estar como porteiro da sua casa do que mil em outro lugar!

Tudo o que for feito de forma repetida se torna um hábito. A psicologia diz que algo repetido por mais de 27 dias seguidos torna-se um hábito. Obede-Edom esteve com a arca por 3 meses, ele viu a arca por 3 meses, e nunca mais foi o mesmo. Nos primeiros dias, podemos não perceber nenhuma mudança em nossa devoção. Mas devemos persistir e nos empenhar em ver os detalhes da presença de Deus até que estar diante Dele se torne um hábito, uma vida de oração.

Havia uma mulher chamada Ana que estava há mais de 70 anos no templo, com jejum e oração, vigiando, aguardando a manifestação da glória de Deus na pessoa do Filho. Simeão também esperava, vigiava, até que seus olhos contemplaram o Salvador. Até quando devemos buscar? Até que Ele venha, até que a glória de Deus cubra a terra como as águas cobrem o mar.

Atos 2.42 – perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão ao partir do pão e nas orações. Falamos muito de voltar às experiências de Atos como algo presente na Igreja de hoje. Mas é preciso a vida de disciplina daqueles homens:

1- Eles praticavam a devoção diária = ensino e orações.

2- Eles praticavam a comunhão = partiam o pão, dividiam a vida, se amavam, se relacionavam.

3- Eles praticavam o serviço = ninguém ficava à toa.

Se aplicarmos estas 3 coisas em nossas vidas, vamos ter sustentabilidade. Só na oração, ficaremos místicos. Só o ensino, risco de ficarmos na letra. Só comunhão irá gerar “koinonite”, desequilíbrio.

A Palavra não é uma “caixinha de promessas”, ela é uma pessoa! Se meditarmos nas Escrituras profundamente, combinando a leitura com orações e música, teremos revelação. É importante anotar, escrever em um diário a sua história de amor com Jesus. Deixar pensamentos diversos de lado e se concentrar no que Deus está falando. Depois de um ano, é possível rever a sua história com Jesus, relembrar o que Ele te falou. Isso pode se tornar um material valioso para outras pessoas no futuro.

Cantar a Palavra também é poderoso! Filipenses 2.6 – o texto bíblico ganha outro formato na impressão, isso indica ser uma canção ou uma oração. Marque essas partes. Canções e orações apostólicas são porções valiosas das Escrituras.

Estar na presença de Deus é como um advogado estar diante de um juiz – o advogado se prepara com antecedência, pois tem consciência do ambiente em que estará. Todas as vezes que fechamos os olhos para orar nos encontramos no ambiente do Trono celestial, diante do Senhor, o Ancião de dias. Ao seu lado está o Cordeiro que é o Leão. E uma multidão canta: Santo! Santo! Santo! Não é qualquer lugar, não é qualquer pessoa. Apenas o capítulo 1 de Apocalipse tem 18 descrições de Jesus, essa pessoa maravilhosa, detalhes que precisamos conhecer. Saber esses detalhes é fundamental em nossa jornada com Ele.

Todas as vezes que nos unimos a alguém para fazermos a vontade de Deus, Jesus está presente. No Reino não existe carreira solo. Ele nos fez para dependermos uns dos outros. Só através do companheirismo podemos viver a vontade de Deus, Ele faz com que o órfão viva em família. Fomos feitos para compartilhar as coisas. A comunhão é fundamental. Devemos investir no que Deus está fazendo na vida de nossos irmãos. O pastoreio e a disciplina de submeter nossas vidas a alguém é capaz de nos salvar de nós mesmos. A comunhão traz equilíbrio que não é possível apenas com a devoção. Se nos amarmos, veremos Jesus.

Quem não trabalha, não come. Sem serviço, alguém está “pagando a conta”. Se está relaxado, alguém está sobrecarregado. O serviço equilibra as cargas uns dos outros. Se está fácil para você, então está difícil para alguém. Quem não trabalha, dá trabalho. Precisamos unir nossas forças, darmos os braços, para sermos suporte aos mais fracos. Em Atos os irmãos se serviam diariamente. Hoje é talvez difícil se encontrar com os irmãos todos os dias, mas para isso servem o celular, o facebook, recursos que nos conectam e nos ajudam a servir alguém. Ame alguém por meio desses recursos, pelo menos uma vez por dia.

O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir. Estamos aqui para servir nossos irmãos. O centro da vontade de Deus é o lugar melhor para servir, não é para ficar “deitado eternamente em berço esplêndido”.

O lugar mais alto que Deus nos leve é o lugar para servirmos mais as pessoas – os irmãos e o mundo. Qual pergunta o mundo faz hoje? Devemos ser sensíveis às necessidades de cada pessoa. Nosso serviço produz galardão, um prêmio de Deus.

O que Deus está fazendo em mim precisa alcançar alguém.

Por que essas 3 coisas devem ser diárias? Nosso sustento físico é diário, temos que comer todos os dias. Para uma vida espiritual sustentável, é preciso praticar diariamente. Nunca vamos receber tudo o que precisamos em uma refeição. Um culto de domingo por semana não nos dá tudo o que precisamos, não acontece tudo o que precisamos lá. Não dá para nos sustentarmos assim. Por mais fome que tenhamos, uma refeição nunca nos será suficiente para permanecermos saudáveis.

No Nordeste, nas áreas secas, por causa da falta de alimentação adequada, as pessoas estão ficando menores a cada ano. Será que isso não está acontecendo com a Igreja? Nossa devoção deve ser cultivada todos os dias. A comunhão e a vida da igreja devem acontecer diariamente. E também precisamos servir, passar adiante o que Deus tem nos dado dia a dia. Se a glória de Deus transformou a casa e a vida de Obede-Edom diariamente, assim será conosco. Seremos satisfeitos Nele.

 

SÁBADO, 7/12 – Kirk Bennett

João 15.11 – Jesus disse: que a vossa alegria seja completa. Nas muitas vezes que leio essa passagem tenho buscado habitar em Cristo.

Os capítulos 13 a 17 são conhecidos como o discurso do cenáculo:

João 13 = Ele lava os pés dos discípulos e ensina que eles devem fazer o mesmo.

João 14 = Ele fala das moradas do Pai.

João 15 = Ele fala de estarmos ligados Nele, Ele é a Videira.

João 16 = Ele nos promete outro Consolador, o Espírito Santo.

João 17 = Ele faz a oração do sumo sacerdote e revela a vontade do Pai e do Filho.

São palavras estratégicas. Era a última noite com os discípulos antes de ir à cruz. No meio desse discurso, Jesus fala da alegria Dele em nós para que a nossa alegria seja completa. Deus valoriza a alegria, você sabia disso? Muitas vezes falamos da alegria com o semblante fechado.

Isaías 56 = Jesus cita esse texto quando vira a mesa dos cambistas no templo. Quando Ele fala de casa de oração, às vezes pensamos que Deus está com raiva. Mas o texto tem outro tom:

v.6-7 = não somos judeus, somos estrangeiros, gentios. Até nós seremos levados ao Seu santo monte e receberemos ALEGRIA em Sua casa de oração.

É difícil para muitos pensar em alegria e oração juntas.

Em meio aos momentos mais escuros da humanidade, Deus tem um plano de alegria para nós.

Se Jesus viesse e aparecesse para nós agora mesmo, não diria “o que ele perguntaria a você?” mas “o que Ele sentiria por você?”. É comum na igreja o pensamento de que Deus está nervoso ou com raiva de nós. Por isso paramos de orar. Por que oraríamos a um Deus que está com raiva de nós, que está desapontado conosco? Muitos estão presos nesse lugar, incapazes de se encontrarem com Deus. O resultado é uma igreja mal humorada e depressiva.

Precisamos de um Evangelho que é realmente boas novas. Esta é uma mensagem cheia de alegria. Podemos comunicar o Evangelho, olhar para as pessoas nos olhos, anunciar o Deus que fez as estrelas, que teve a ideia de criar árvores, que criou tudo o que existe, Ele quer passar tempo com a gente para sempre! É hora de acabar com um “evangelho mal humorado”.

Já sentimos a plenitude da alegria de Deus? Ela vai nos encher! E quando isso acontecer, vamos carregar um nível de glória do Senhor que será bem atrativo para uma geração em trevas, uma geração amarrada que não consegue encontrar Deus. Nossa mensagem é viva, é ativa, é gloriosa, é a glória de Deus habitando em nós. Isso são boas novas. Devíamos estar brilhando com isso.

Vejo paixão e alegria da mesma forma. Como ter paixão por Deus? Basta aprendermos a receber a paixão que Ele tem por nós. Assim a paixão por Deus nasce em nós. Não podemos criar a paixão sozinhos. Não a temos dentro de nós. Recebemos Dele. O nível que recebemos também liberamos a Ele. As palavras de Jesus são a Sua alegria entrando em nós. Nesse processo, a sua paixão entra em nós também.

Não temos esperança no passado. Ele já se foi. O que vamos ter está adiante de nós. Havia uma alegria proposta a Jesus, por isso Ele não resistiu à cruz. Essa alegria era você e eu, somos a alegria que fez Jesus ir à cruz.

Precisamos ler a Bíblia com a perspectiva da alegria do Senhor.

Salmo 30.5 – Sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda. A raiva dele não é eterna – esta é Sua única dimensão que não é eterna. Podemos chorar por uma noite, mas a alegria vem logo pela manhã. Quando passo por momentos difíceis, lembro disso: vai passar! Meu destino é a alegria do Senhor, Sua alegria está direcionada a mim.

Salmo 115.3 – Nosso Deus está nos céus, Ele faz tudo o que Lhe agrada. Deus gosta do que está fazendo. Eu acho que Ele realmente gosta de interagir com os homens. Nada do que foi criado foi feito à imagem de Deus a não ser o homem.

Crescemos com a ideia de que Deus está nervoso. O diabo também está nervoso. Não é possível que os dois estejam nervosos! Alguém deve estar feliz, e é Deus. Você não pode andar sobre as águas sem se divertir! Por que Jesus foi andando sobre as águas? Porque Ele quis assim. Ele pode. Parece que Jesus queria dar um susto nos discípulos. E quando chamou Pedro para andar sobre as águas, imagine como deve ter sido! Será que Jesus ia curar um cego sem fazer com que as pessoas se alegrassem?

Andar com Jesus era uma grande aventura. Cada dia diferente do outro. “Eu acho que vou arruinar um enterro hoje”. Jesus era imprevisível, cheio de alegria. No episódio da multiplicação dos pães e peixes, Ele disse aos discípulos: “dai-lhes vós de comer”. Cinco mil pessoas foram alimentadas pelo lanche de um menino. Imagine João partindo o pão, e o pão não ter buracos! E os outros tendo a mesma fantástica experiência.

Jesus foi ungido com óleo de alegria mais do que todos os seus companheiros. Jesus tem uma unção de alegria sobre Ele. Os céus estão abertos e Sua alegria nos encontra. Se o seguirmos, seremos cheios da Sua alegria. Que sejamos um povo de alegria em meio às trevas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

As Pedras Queimadas

Atraídos para Deus